"Literacy is much more Than an education priority - it is the ultimate investment in the future and the first step towards all the new forms of literacy required in the twenty-first century. We wish to see a century where every child is able to read and to use this skill to gain autonomy." (1)
Literacia, palavra densa para uma realidade que importa trazer para o primeiro plano, pois ela compõe as diversas possibilidades que cada indivíduo pode acrescentar como parte de uma comunidade e permite que cada sociedade possa ser mais ou menos desenvolvida, mais ou menos esclarecida, pela criatividade que cada um pode testemunhar como parte do que aprendeu.
Literacia é assim uma componente de expressão e participação social, uma forma de construir cidadania em diferentes modos. Não é exagerado que num mundo global ela seja considerada um direito humano, porque é uma ferramenta de transformação. O seu alcance numa transformação social deveria preocuparmo-nos quando sabemos que temos um sistema educativo que gere com dificuldades os múltiplos itens desta temática.
Literacia é um dos mecanismos para reduzirmos as nossas incapacidades como sociedade, para podermos estarmos despertos para as oportunidades que nos poderão surgir, para nos motivarmos por construir caminhos alternativos. Sendo a sociedade humana muitas vezes emersa em práticas abaixo do que é natural na condição humana, são as capacidades individuais a garantir uma cidadania clara.
A Literacia desenvolveu-se, e não se restringe ao ler e contar, como alguns ambicionam, numa ideia de eterno retorno a um passado de fantasmas, mas significa estar envolvido com o desenvolvimento social e humano e com as capacidades de aprendizagem contínua. A curiosidade como forma de ser e a imaginação como ideia de representação da informação precisa de ser alimentada. É pois uma temática essencial, para os alunos e para a escola como organização social.
Literacia é um dos mecanismos para reduzirmos as nossas incapacidades como sociedade, para podermos estarmos despertos para as oportunidades que nos poderão surgir, para nos motivarmos por construir caminhos alternativos. Sendo a sociedade humana muitas vezes emersa em práticas abaixo do que é natural na condição humana, são as capacidades individuais a garantir uma cidadania clara.
A Literacia desenvolveu-se, e não se restringe ao ler e contar, como alguns ambicionam, numa ideia de eterno retorno a um passado de fantasmas, mas significa estar envolvido com o desenvolvimento social e humano e com as capacidades de aprendizagem contínua. A curiosidade como forma de ser e a imaginação como ideia de representação da informação precisa de ser alimentada. É pois uma temática essencial, para os alunos e para a escola como organização social.
(1)- Irina Bokova, Director Geral da Unesco, International Literacy Day 2013
Imagem: Quino, Mafalda, Via http://wordsofleisure.com/2012/02/03/tirinhas-mafalda-e-a-democracia/
Imagem: Quino, Mafalda, Via http://wordsofleisure.com/2012/02/03/tirinhas-mafalda-e-a-democracia/
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