sábado, 7 de dezembro de 2013

As ITC na Educação



A Unesco lançou há uma no sensivelmente numa das suas páginas oficiais um conjunto de informação que nos remete para a utilização das ITC na educação. A ideia aquando da sua apresentação e que ainda está visível solicita a participação de diferentes instituições para a operacionalização de uma ideia que é a de partilhar recursos para a construção de uma comunidade humana mais bem preparada pelo conhecimento para enfrentar as dificuldades do mundo actual, neste novo século.

Embora muitas vezes sintamos que frases, construções de ideias generosas como as de Gandhi ou Mandela, de que é a educação a melhor, mais eficaz e estruturada forma de mudar uma sociedade, não são levadas a sério pelas práticas governativas, todos sabemos que elas são justamente verdadeiras. O projecto da Unesco aqui em referência assenta em princípios como "A equidade, o acesso universal, aprendizagem e educação de qualidade, formação de professores e gestão da educação", ela procura propor ideias, formular estratégias e projectos na educação, através da organização e distribuição de kits pedagógicos, onde recursos vários realizem uma aprendizagem de significado para milhões de crianças.

O projecto da Unesco integra as redes sociais do Facebook e Twitter, de modo a dar mais visibilidade ao projecto que se pretende que de dinamização e valorização do conhecimento, para conceder oportunidades a novas pessoas, a todos os jovens que em diversos continentes procuram com dificuldade aprender, para poderem participar. Porque e nem sempre o percebemos a falha na aprendizagem ou a sua ausência, é uma perda para toda a sociedade pela ausência de participação, de individualidade que cada um poderia fazer, no enriquecimento de todos.

Sem comentários:

Enviar um comentário