quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Começar...

Aprender no digital, construir possibilidades com as ferramentas digitais é o URL de um blogue, pensado para reflectir sobre os modos, as formas, as capacidades de expressão individual que as ITC nos permitem desenvolver em ambiente educativo. O nome do blogue, Aprender no digital procura destacar essa ideia aqui em análise, sobre como aprendemos usando o digital. No layout de descrição do blogue coloquei a designação concreta da disciplina, justamente O Currículo e as Tecnologias Digitais. 

Temática central na sociedade da informação é justamente o que aqui se procurará apresentar, isto é de que modo o digital em todas as suas possibilidades pode reconstruir novas formas de aprendizagem. São as tecnologias de informação apenas um meio, podem ser uma ferramenta, como se ligam com a identidade cultural, com a leitura, com a socialização diferenciada a que assistimos?


Acredito que estas novas formas são meios para construir conhecimento pessoal, difundir possibilidades de comunicação. São no mínimo formas novas de exprimir criatividade. Podem nos ajudar a conciliar os aspectos simbólicos da aprendizagem com as novas formas de um mundo em aproximação que muitas vezes não aceita a individualização. As ferramentas são formas novas de levar as ideias, os sonhos e a imaginação a novas fronteiras. Depende de nós e não delas que possam exercer essa possibilidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário