Organizar recursos, propor o estudo de um tema a partir de uma pesquisa directa de informação pode ser uma forma de implementar a integração necessária da informação e do digital no currículo. Um dos grandes recursos nesta área é sem dúvida o Diigo. A sua gestão, planificação e indexação deveria ser desenvolvida nas escolas, pelos grupos disicplinares em articulação directa com a Biblioteca de modo a apoiar as aprendizagens e a exercitar as Literacias de um modo mais profundo.
Apresentação - Diigo (Digest
of Internet
Information,
Groups
and Other
Stuff) é uma ferramenta online que se insere nas oportunidades e possibilidades
da Web 2.0. Numa sociedade em profundas transformações, os ambientes digitais
abertos são uma oportunidade de aprender e de construir uma identidade na
construção do conhecimento, do ponto de vista pessoal e profissional. Numa nova perspectiva de encarar a aprendizagem em plataformas
colaborativas e com a difusão de lotes quase infinitos de informação, as
Bibliotecas têm um papel importante para se afirmarem nos contextos educativos
e acompanhar as aprendizagens e os seus resultados. É uma forma diferente de
intervir e de exprimir as formas que a cidadania nos novos conceitos digitais
vai moldando. A BE tem aqui uma ferramenta para indexar informação de modo a
apoiar os utilizadores no campo essencial das Literacias. O Diigo é uma nova
forma de indexar pesquisas, saltando do catálogo da BE para a rede da Web. O
que nos oferece?
1. Pesquisar,
classificar, indexar e partilhar a informação numa rede alargada de grupos de
interesse;
2. Atribuição
de notas de leitura que são agregadas;
3. Reenvio de
bookmarks / comentários para Blogs / Web Sites / Plataformas móveis;
4. Oferece
possibilidades de classificação de informação a grupos de trabalho;
5. Dinamiza as
capacidades da BE em oferecer recursos;
6. Oferece a
oportunidade de gerir a informação no agruapamento por temas curriculares;
7. Possibilta
a criação de contas com fins educativos (http://www.diigo.com/education);
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