sábado, 18 de janeiro de 2014

Os Recursos Educativos Digitais


"Para as crianças e jovens do século XXI, as competências de literacia digital podem ser mais vitais do que o conhecimento factual, nomeadamente para as oportunidades no mundo do trabalho. As competências de ser capaz de distinguir fontes de informação fidedignas das que não têm credibilidade, assim como de filtrar, resumir e analisar criticamente diferentes fontes de informação, são essenciais na sociedade actual. Não é suficiente ter literacia tecnológica, isto é, saber utilizar o equipamento tecnológico, o que é verdadeiramente importante é desenvolver a literacia digital, no sentido de ser capaz de utilizar de forma racional a enorme quantidade e diversidade de informação e interacções, disponíveis nas redes digitais."

"Utilização da Internet por Raparigas e Rapazes: Promover a Inclusão", artigo integrado em Género e Recursos Educativos Digitais, publicado pelos Cadernos ERTE, da DGIDC levanta questões importantes, nesta temática que temos tentado aqui pensar, a integração do digital nas aprendizagens. Importa ir mais longe. Importa considerar as formas de expressão de uma cidadania digital. Importa verificar como usamos a informação que encontramos, que recursos temos para garantitr os direitos de autor num mundo globalizado.

Neste mundo globalizado de crescimento acelerado de comunicação, como escolhemos as ferramentas tecnológicas com que adoptamos as experiências de aprendizagem. São ainda os conteúdos a definir as ferramentas, oou podemos abrir a porta a outras formas de expressão? Enquanto não tivermos essa ousadia, é a linguagem, é o vocabulário, são as ferramentas de aprendizagem que se encontram condicionadas. É preciso dar o passo e verificar que ferramnetas os estudantes especialmente estarão adpatados para aceder à informação e realizar algo significativo.

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